PE dos Mananciais de Campos do Jordão
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
230
Espécies com foto:
229
Espécies com som:
83
Total de registros:
3256
Total de fotos:
3049
Total de sons:
207

primeiros registros fotográficos

primavera
Eduardo de Sousa
rabo-branco-acanelado
Artur B. Azevedo
tangarazinho
Carlos Eduardo Silva Cruz
tucão
Eduardo de Sousa

primeiros registros sonoros

saracura-do-mato
Marcio Nery
bico-chato-de-orelha-preta
Gustavo Dallaqua
saíra-viúva
Gustavo Dallaqua
arapaçu-verde
Gustavo Dallaqua
saíra-lagarta
Nailson Júnior
Áreas de Observação

Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão

Descrição sucinta da área…

História

O parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão localizado em Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, foi criado em 1993 a fim de proteger os mananciais que dão origem ao rio Sapucaí Açu, afluente do Rio Grande.

Recoberto por Mata Atlântica e floresta exótica de Pinus, é responsável pelo abastecimento de boa parte da água do município. A área que hoje pertence ao parque vinha sendo ameaçada pela expansão urbana, e a preocupação com a preservação do local foi um dos motivos para que o parque fosse criado.

Por toda sua extensão, podem ser observadas florestas de araucária, pinheiro bravo e diversas espécies de bromélias, orquídeas e musgos. A fauna da região é formada por cerca de 178 espécies de aves, que representam 11% das aves existentes no Brasil e 30% das encontradas no Estado. Espécies em extinção como o papagaio-de-peito-roxo, e a gralha-picaça são algumas das atrações, junto com esquilos, onça-parda, quati e mono-carvoeiro.

Para os visitantes, o parque oferece hospedaria, restaurante e lojas de artesanatos típicos da região e trilhas sinalizadas à disposição. A trilha do rio Sapucaí, pelas corredeiras do rio, apresenta algumas dificuldades pelo caminho, mas que são recompensadas pela bela paisagem, assim como a trilha dos Campos do Timoni. Já as trilhas das Quatro Pontes e do Monteiro Lobato são voltadas para crianças, com caminhos mais curtos e menor grau de dificuldade.

A única que não possui sinalização é a trilha da Cachoeira Celestina, são 8,5 km em desnível, percorrendo longos trechos de Mata Atlântica e requer o acompanhamento de um guia.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências